Publicado em quarta-feira, 27 de janeiro de 2021.

MIX DE COBERTURA – LINHA AVR

 

 

Por que um MIX?

Avançamos no entendimento da necessidade de adubar nosso solo em período de repouso, com objetivo de potencializar nossa safra de grãos ou forragem, e Adubação Verde é o pilar em Adubação e Repouso do solo.

Quando pensamos em Adubação Verde os resultados mais eficientes são com uma Mistura de Cultivares ou MIX.

Um Mix tem a função de juntar alguns cultivares que trabalham muito bem em conjunto, potencializando entre eles seus pontos fortes com o mínimo de concorrência entre as plantas.

Na soma das características buscamos: reciclagem de nutrientes; descompactação e aumento de matéria orgânica do solo; controle eficiente de ervas daninhas; e algo que vem se mostrando cada vez mais importante buscamos a retenção da água no solo reduzindo perda por evaporação.

Tendo isso em mente selecionamos alguns cultivares reconhecidamente eficientes para compor nossa linha de Adubação Verde, pois em conjunto eles entregam exatamente o que buscamos em um Mix com bom custo de implantação e excelente resultado prático.

Nabo Forrageiro:  Sistema radicular eficiente na descompactação do solo. Apresenta elevada capacidade de reciclagem de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, tornando-se uma espécie importante na rotação de culturas como algodão, feijão, milho e soja.

 

Ervilhaca: Possui raízes profundas e ramificadas. Proporciona uma boa cobertura e proteção do solo com grande quantidade de massa verde. Excelente reciclador de nitrogênio.

 

Centeio: Sistema radicular profundo e agressivo, capaz de absorver nutrientes indisponíveis a outras espécies. É o mais eficiente dos cereais de inverno no aproveitamento de água, pois produz a mesma quantidade de massa seca com apenas 70% da água que o trigo requer. Palhada bastante fibrosa levando dias para decompor, impedindo daninhas e retendo água no solo.

 

Aveia Preta: possui excelente sistema radicular, favorecendo a uma melhor condição de estrutura de solo, prolonga o período de cobertura do solo. A elevada produção de matéria seca e a baixa decomposição da palhada reduzem a população de plantas daninhas e melhoram as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.

Com prazer introduzimos na safra 2020 nossos primeiros MIX de Adubação Verde, esperamos sejam só os primeiros, pois nosso foco e investimento devem permanecer nesta linha de produtos que acreditamos estar em sintonia com a agricultura atual.

 

Atenciosamente.

 

Sementes Renascer.